Este é o nosso portfólio atual de atividades no laboratório, nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.
1. Plásticos biodegradáveis
Este assunto tem como principal enfoque a não-geração de resíduos sólidos como preconiza o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que os plásticos biodegradáveis podem ser compostados como os resíduos orgânicos, tornando-se resíduos de curta duração.
No LaSQPol são utilizados os amidos termoplásticos (TPS), plásticos biodegradáveis naturais obtidos a partir da combinação de amido e plastificantes como a água e/ou glicerol. O interesse em utilizar o amido é o fato de utilizar uma matéria-prima renovável, de baixo custo e de grande disponibilidade. Os estudos no LaSQPol têm como objetivo melhorar as propriedades físico-mecânicas e a sensibilidade à umidade, tendo como alvo a aplicação em embalagens descartáveis, como filmes para mudas de plantas e bandejas de isopor.
2. Gestão de resíduos sólidos
A contextualização da gestão de resíduos sólidos já foi extensamente apresentada a partir das legislações em vigor. O LaSQPol tem atuado especificamente nas atividades de adequação do plano de gestão de resíduos sólidos industriais, desenvolvimento de equipamentos para a reciclagem secundária de plásticos (pós-consumo) e a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos da instituição.
3. Reciclagem de tecidos sintéticos do polo de Moda Íntima de Nova Friburgo
O setor têxtil e de confecção compreende uma atividade de cerca de 200 anos no país e hoje emprega cerca de 1,7 milhão de pessoas de forma direta, que representam quase 16,5% dos empregos do total da indústria da transformação. Em meio ao contexto nacional, Nova Friburgo assume o título de maior pólo de produção de lingerie do país.
Esse quadro de produção enfatiza a extensão do impacto socioambiental do setor têxtil e de confecções na região. Os tecidos usados no pólo são na maioria formados por plásticos com elevado ciclo de vida, como poliamida e poliéster, e, portanto, devem preferencialmente serem passíveis de reciclagem.
4. Educação Ambiental
Este trabalho é uma das atividades de maior relevância para o laboratório, pois a educação e comunicação no tema ambiental deve ser uma atividade contínua, persistente e abrangente. O LaSQPol realiza no IPRJ um ciclo de palestras, chamado ECOEDUCA, no qual são convidados palestrantes locais para apresentar suas ações concretas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e economia circular. Além do ciclo de palestras, a coordenadora do laboratório realiza palestras em eventos na cidade (Rotaract; Universidade Estácio de Sá, Parque Municipal Juarez Froté), além de receber alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Nova Friburgo.